IN | extense space

No contexto do trabalho IN | extense space a noção de espaço coreográfico é proposta através de entendimentos de espaço encaminhados por filósofos e teóricos como Gilles Deleuze e Félix Guattari, Brian Massumi ou Susanne Langer. IN | extense space explora a noção de espaço coreográfico baseado na concepção de espaço como um conceito relacional dinâmico, sugerindo que o espaço coreográfico seja construído num espaço intensivo, numa rede espaço-temporal transitória de forças, vetores e tensões, processuais e instáveis e, inevitavelmente, experienciais.
Com a descoberta dos neurônios-espelho no córtex, sabemos que quando um sujeito executa uma ação ou quando um sujeito vê uma ação a ser executada, estes neurônios disparam.
Quando observamos alguém a movimentar-se, são ativados circuitos motores no cérebro que não resultam directamente dos nossos movimentos, mas sim de uma experiência mental desses movimentos.
O trabalho propõe que o espaço performativo se torne numa experiência co-presente e que se tome consciência de que, essa experiência, existe em qualquer experiência de espaço coreográfico, seja essa experiência de participantes, intérpretes ou público.


Com:
Catarina Almeida
Cristina Mendanha
Gabriela Barros
Paulo Mesquita
Peter Michael Dietz
Estreia 18 de Dezembro de 2020
Edificio do Castelo | Braga
fotografias_ Catarina Almeida