GUELRA o meu corpo é feito de barulho dos outros | Paulo Henrique | ARTE TOTAL | 2020


Guelra – Laboratório de Transcriação Coreográfica é um laboratório transdisciplinar desenvolvido pela Arte Total desde 2012. Este laboratório funciona em contexto de residência artística que culmina numa apresentação pública final com a organização do material produzido.

Interessado em alargar o olhar do corpo e as possibilidades da dança através de utensílios e conceitos, o coreógrafo e performer português Paulo Henrique encontra na imagem e na tecnologia uma forma de se retirar da dança enquanto produto. Não obstante, interessa-se pelas formas, formatos e suportes de fazer existir a dança, procurando a difusão de outros olhares relativos ao corpo em movimento e aos seus significados possíveis como "pele" cultural e social. 

Paulo Henrique tem vindo a criar espetáculos pluridisciplinares, cruzando dança, teatro e vídeo. Na sua carreira foi já bolseiro no Lee Strasberg Theatre and Film Institut, em Nova Iorque, cidade onde também frequentou o instituto Film/Video & Arts, e foi ainda interno na companhia norte-americana de dança da coreógrafa e bailarina Trisha Brown. O seu trabalho foi mencionado em várias publicações e é parte integrante do Digital Performance Archive(DPA), projeto de documentação sobre uso criativo de tecnologia na performance.

Para este Guelra, o artista apresenta “O meu corpo é feito de barulho dos outros”, trabalho que desenvolverá em residência artística ao longo de uma semana. Na final da residência, fará uma apresentação pública onde convida à participação do público através do uso dos seus telemóveis pessoais. 30 minutos antes da sessão, Paulo Henrique mostrará como o público participará, permitindo assim a sua influência numa narrativa partilhada em redes e nas redes sociais.

o meu corpo é feito de barulho dos outros

Enigma a explorar, esse do corpo que vê, mas também é visto, entre barulhos, ruídos que o transformam segundo os contextos, os suportes para o ver, recriar, partilhar e lhe dar visibilidade e novas leituras. Isso passa por uma escrita, um suporte por técnicas que transformam o olhar do corpo. Um olhar sobre o corpo, perturbado ou enriquecido pelo barulho dos outros, do mundo e da capacidade de lhe restituir outras ficções.  

ENG Contemporary dance piece created by the Portuguese choreographer and performer Paulo Henrique under Guelra, an artist-in-residence program.

DATA:

7 a 12 dezembro – residência artística

12 dezembro, sábado – apresentação pública

HORA – 16:00 (pede-se a comparência do público 30 minutos antes)

PREÇO – 3 euros

LOCAL – blackbox gnration

FAIXA ETÁRIA – m/6 anos

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Parceiro associado

Estrutura associada 

DESIGN BY PLAY BLEU 2017 I  CAROLINA VIEIRA 2020 l TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - ARTE TOTAL