Salvo Conduto 

Formação

SALVO CONDUTO é uma actividade com o domínio artístico na formação sob o formato criação site-specific e com a obrigatoriedade de apresentação pública de um resultado, no final de cada acção. Os princípios de pesquisa e construção performativa, nestas formações, pretendem evocar a memória e a corporeidade a partir de um estado que se pretende profundo de relação com o espaço e o tempo, adensando, nos profissionais participantes, um novo conjunto de ferramentas para as suas futuras criações.

A realização desta formação prática será num Museu da cidade de Braga, enquadrando-se, no seu final, numa criação Site-Specific. Durante uma semana, os participantes (coreógrafo e bailarinos, profissionais das artes performativas) passarão a habitar um novo espaço. Serão exploradas formas de estar e viver num espaço, que contrastarão com as memórias, individuais e colectivas, para as quais o edifício e o seu espólio nos remetem. Em cada espaço do palácio reflectir-se-á acerca do modo como seria habitado com a privação de meios tecnológicos e exploradas rotinas partindo dessas privações. Pretende-se que os participantes reflictam, discutam e explorem movimentos num contexto site specific em que a memória do espaço seja uma constante, tal como o é na actualidade o uso da tecnologia. Durante o processo criativo da formação, o público encontra-se inadvertidamente com a dança, que reside temporariamente no Museu, o que conduz simultaneamente à desmistificação do processo criativo e à sensibilização do público para a dança contemporânea.

O programa de formação circunscreve-se num formato semelhante a uma residência coreográfica com o objectivo de implementar um modelo de actualização e valorização profissional que tenha repercussões directas nas carreiras dos participantes. Por ano está prevista: - 1 formação num formato semelhante a uma residência coreográfica, com 10 participantes - 1 apresentação dos resultados numa criação site specific num Museu da cidade, com os participantes. -1 exposição/ instalação sobre um espaço do museu e onde seja documentada todas as experiencias realizadas nesse espaço pela ArteTotal e 4 ateliers com escolas , 2 turmas de 30 alunos, e visita de à exposição /instalação. 

Direcção artística - Gabriela Barros

Parceiro associado

Estrutura associada 

DESIGN BY PLAY BLEU 2017 I TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - ARTE TOTAL