01

Arte Total
Educação Artística

  A Arte Total nasceu em 1992. É uma estrutura especializada na criação, produção e formação artísticaO projeto divide-se em três linhas de ação: a área da criação e produção artística, que se centra no desenvolvimento e programação de trabalhos artísticos experimentais; a área do desenvolvimento e formação de públicos, cujo objetivo é a sensibilização e divulgação da dança contemporânea portuguesa; e a área da aprendizagem cujo objetivo é a formação sólida de interpretes e a sensibilização do público para a prática performativa.

  Mantendo uma atividade regular focada na produção artística contemporânea, a Arte Total privilegia o trabalho de caráter experimental e fora dos circuitos comerciais. O trabalho artístico decorre em espaços da cidade, dando continuidade ao trabalho realizado durante 25 anos, onde se convocam os espaços públicos e privados para uma reflexão que pretende fortalecer as relações entre os artistas e o contexto social, político e cultural da cidade de Braga. Preconizado nos objetivos que definem o projeto, a missão da Arte Total visa o desenvolvimento, sensibilização e captação de públicos, articulando atividades de criação, formação e produção com a sua ligação à comunidade, à rede escolar e às instituições culturais do concelho.

  Possui uma equipa fixa capacitada para assegurar os projetos de longa duração, nomeadamente no trabalho de formação de públicos e articulação entre projectos, bem como uma equipa de artistas, com reconhecido mérito nas suas carreiras e técnicos/artistas colaboradores com reconhecido trabalho, que se associaram ao projeto, contribuindo para a sua consolidação e reconhecimento do trabalho continuado de excelência.

  Alicerçado nas práticas performativas artísticas contemporâneas, o presente projeto artístico procura criar espaços privilegiados de trabalho interdisciplinar inovador para a partilha, reflexão e diálogo, bem como de contestação e tensão, que permitam desconstruir as fronteiras das performances tradicionais e criar novos paradigmas compreensivos das práticas e discursos emergentes no mundo atual. Por conseguinte, a Arte Total propõe-se promover e dinamizar a oferta cultural da cidade de Braga, através da articulação das três linhas estratégicas de ação que tem vindo a desenvolver - relativas à criação, formação e investigação artísticas -, conjugando-as com um enfoque mais intencional no diálogo entre arte, ciência e tecnologia. 

Equipa Permanente

PHOTO-2020-09-10-14-59-50_edited.jpg
119179717_2923057571133605_4788484941825
37281803_1024376014402697_29478743958649
101297874_1594308994076060_3681140697588
Captura de ecrã 2022-03-08 131253_edited.jpg
Sérgio Julião
Nomis

Artistas

Paulo Mesquita
Bruno Bravo
Dally Schwarz
Francisco Camacho
Amélia Bentes
Miquel Bernat
Flávio Rodrigues
Francesca Bertozzi
Marcos Aganju
Peter Michael Dietz
Miguel Bonneville
Joana Castro
Javier Matin
Pasquale Direse
Inês Malheiro
Susana Cerqueira
Maria Ines Villasmil
Miguel Pedro Guimarães

Parceiros 

O município de Braga apoia institucionalmente a Arte Total e o apoio concretiza-se, no âmbito das atividades desenvolvidas pela BragaMedia Arts da UNESCO, no desenvolvimento de projetos de investigação e formação artística avançada, bem como na produção de novas criações e a sua projeção internacional. A Arte Total é parceiro institucional de BragaMediaArts UNESCO.

O município de Braga tem um protocolo de colaboração com a Arte Total, com o objetivo de dar continuidade ao projeto, ocupar e gerir o espaço do Mercado Cultural do Carandá.

O INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory possui um acordo de parceria com a Arte Total, acolhendo actividades de criação artística com ligação à investigação científica.

A Fundação Bracara Augusta, entidade gestora do gnration possui uma parceria com a Arte Total, para acolhimento de atividades de criação artística e residências artísticas .

O Theatro Circo de Braga ao abrigo do protocolo com o município, disponibiliza à Arte Total espaços para apresentações e formação de públicos

Direção Regional de Cultura do Norte apoia institucionalmente a Arte Total e que este apoio se concretiza na disponibilização do Mosteiro de São Martinho de Tibães, monumento classificado e afeto à Direção Regional de Cultura do Norte para a sua gestão, como estrutura de acolhimento e desenvolvimento de projetos de intervenção artística no âmbito de atividades de formação e fruição cultural, nomeadamente oficinas de criação e apresentação pública de trabalhos resultantes de pesquisas coreográficas desenvolvidas.

O Museu dos Biscaínhos sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte é parceira da Arte Total para atividades de criação artística e residências coreográficas a realizar nos espaços do museu.

Conselho Cultural Universidade do Minho reconhecimento de mérito das atividades programadas da Arte Total, intervenção/educação artística e cultural que tem vindo a desenvolver na cidade de Braga, ao longo de duas décadas. Mais se reconhece que as performances, workshops e os espetáculos que esta instituição tem vindo a apresentar em público, nomeadamente nas iniciativas do Conselho Cultural da Universidade do Minho ou organizadas em parceria com outras instituições culturais, são exemplos vivos do seu compromisso cívico e desempenho cultural ao mais alto nível.

Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociede i2ADS-Com sede na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, mas com importantes ligações a outras estruturas congéneres, o i2ADS tem como objectivo afirmar-se como unidade de I&D de referência no plano nacional e internacional, de acordo com os padrões próprios dos estudos artísticos. A articulação entre ensino e investigação é também um factor primordial da acção do i2ADS, tanto na ligação ao ensino graduado como, sobretudo, ao nível do ensino pós-graduado. Apoia a Arte Total no acompanhamento e coordenação de um grupo de investigadores para acompanhamento e estudo das reverberações e impactos gerados nas comunidades envolventes.

2.jpg

Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) Projeto desenvolvido pela REDE, da qual a Arte Total faz parte e participou na elaboração do mesmo. No contexto do projeto Arte Total será dada particular atenção às parcerias entre escolas e instituições culturais, envolvendo as crianças e famílias em atividades que visam a formação de públicos.

Considerando a educação artística nas suas várias vertentes, de grande importância para o bom desenvolvimento psicossocial, emocional e motor da criança, o departamento da educação pré escolar definiu as Expressões Artísticas, como prioridades educativas para o desenvolvimento do seu projeto, indo de encontro aos objetivos do Plano de Melhoria do Agrupamento de Escolas e à Rede Escolar de Educação Intercultural (REEI), estabeleceu um protocolo de cooperação com a Arte Total.

Braga International Video Dance Festival é parceiro institucional da Arte Total. É uma plataforma para difusão, aprendizagem e desenvolvimento de trabalho artístico com foco no corpo e tecnologia usando o VideoDance como meio de expressão.