Arte Total 

  A Arte Total é uma estrutura especializada na criação, produção e formação artística, criada em 1992.

Mantendo uma atividade regular focada na produção artística contemporânea, a Arte Total privilegia o trabalho de caráter experimental e fora dos circuitos comerciais. Possui uma equipa fixa capacitada para assegurar os projetos de longa duração, nomeadamente no trabalho de formação de públicos e articulação entre projectos, bem como uma equipa de artistas, com reconhecido mérito nas suas carreiras e técnicos/artistas colaboradores com reconhecido trabalho, que se associaram ao projeto, contribuindo para a sua consolidação e reconhecimento do trabalho continuado de excelência.

O projeto divide-se em três linhas de ação: a área da criação e produção artística, que se centra no desenvolvimento e programação de trabalhos artísticos experimentais; a área do desenvolvimento e formação de públicos, cujo objetivo é a sensibilização e divulgação da dança contemporânea portuguesa; e a área da aprendizagem cujo objetivo é a formação sólida de interpretes e a sensibilização do público para a prática performativa.

O trabalho artístico decorre em espaços da cidade, dando continuidade ao trabalho realizado durante 30 anos, onde se convocam os espaços públicos e privados para uma reflexão que pretende fortalecer as relações entre os artistas e o contexto social, político e cultural da cidade de Braga. Preconizado nos objetivos que definem o projeto, a missão da Arte Total visa o desenvolvimento, sensibilização e captação de públicos, articulando atividades de criação, formação e produção com a sua ligação à comunidade, à rede escolar e às instituições culturais do concelho.

Alicerçado nas práticas performativas artísticas contemporâneas, o presente projeto artístico procura criar espaços privilegiados de trabalho interdisciplinar inovador para a partilha, reflexão e diálogo, bem como de contestação e tensão, que permitam desconstruir as fronteiras das performances tradicionais e criar novos paradigmas compreensivos das práticas e discursos emergentes no mundo atual. Por conseguinte, a Arte Total propõe-se promover e dinamizar a oferta cultural da cidade de Braga, através da articulação das três linhas estratégicas de ação que tem vindo a desenvolver - relativas à criação, formação e investigação artísticas -, conjugando-as com um enfoque mais intencional no diálogo entre arte, ciência e tecnologia. 

Equipa Permanente

Sérgio Julião
Nomis

Artistas

David Ramalho
Catarina Almeida

Paulo Mesquita
Bruno Bravo
Marcos Aganju
Peter Michael Dietz
Miguel Bonneville
Pasquale Direse
Inês Malheiro 
Susana Cerqueira
Amélia Bentes
Flávio Rodrigues
Miguel Pedro Guimarães
Joana Castro
Maria Ines Villasmil
Javier Martin
Miguel Bernat

Francisco Camacho
Dally Schwarz
Francesca Bertozzi

 

Parceiros 

video dance png sem fundo.png